Centro Recreativo e Esportivo Dragons, Bem Vindo !

 

 

 

Publicidade:

 

Nossa História

 

O CENTRO RECREATIVO E ESPORTIVO DRAGONS, foi fundado em 25 de fevereiro de 1967, inicialmente com o nome de SANSUY BEISEBOL CLUBE, pelos funcionários da empresa SANSUY SA, com o objetivo principal de praticar e difundir beisebol no Brasil.

No período SANSUY BASEBALL CLUBE, foi presidido pelos Srs.:
Tatsuo Yamamoto – 1967/1984
Takeshi Honda – 1985/1990
Hiroto Yokota – 1991/1992

Após a mudança do nome para CENTRO RECREATIVO E ESPORTIVO DRAGONS, por:
Hiroto Yokota – 1993/1994
Antonio Ogawa – 1995/2000 e para novo período de 2001/2002

Inicialmente o clube mantinha apenas a categoria adulta e patrocinada pela própria SANSUY SA, tendo se sagrado campeão Brasileiro em 1977. Na década de 80, a Sansuy Beisebol Clube montou equipe na categoria Juvenil, tendo se sagrado Campeão Brasileiro em 1983, voltando a conquistar o título em 1990 e foi também Vice Campeão em 1982 e 1988..

A partir de 1984 o clube iniciou também, na preparação de atletas, com idade a partir de 8 anos e até 1994 as preparações e treinamentos eram feitos em um único campo, no Jardim Peri-Peri, com divisão de horários de uso de campo para cada categorias.

Mesmo com a limitação de uso de campo para treinamentos a Sansuy Beisebol Clube, sempre qualificou para participar em Campeonatos Brasileiros em quase todas as categorias, cuja eliminatória na regional da Capital envolvia outros 8 e 9 clubes e somente as equipes campeã e vice se qualificavam para participar do Campeonato Brasileiro. A partir de 1991, a SANSUY SA, deixou de ser o patrocinador do clube e o clube passou a ser mantido com contribuições de associados e empresas que contribuíam através de placas publicitárias fixadas ao redor do campo. Ainda em 1991 a equipe infantil de Sansuy Baseball Club viajou para Paraguai – Assunção para realizar jogos amistosos com equipe de Assunção como parte de intercambio esportivo.

No final de 1992, o clube foi informado pelo proprietário do terreno, que o mesmo estava sendo vendido, portanto, teríamos que desocupar o mesmo, tão logo a operação de venda fosse concretizada. Imediatamente, iniciou-se a procura por um local e área que atendesse as necessidades do clube, e que não fosse, tão distante da cidade de São Paulo mas também, fora do perímetro urbano da mesma, em virtude do preço do terreno na cidade de São Paulo ser impraticável para as condições do Clube. O local escolhido foi o Bairro Potuvera, no Município de Itapecerica da Serra, no km 293 da rodovia Regis Bittencourt – BR 116, em área total de 78.000 m2 cujo terreno foi adquirido em 1993 através de um associado.

Em 1993 a assembléia extraordinária aprovou a mudança do nome do clube que passou a chamar CENTRO RECREATIVO E ESPORTIVO DRAGONS.


Com a mudança do nome do clube, o mesmo deixou de ser um clube, voltado apenas para a prática de beisebol, embora o beisebol continua sendo o esporte sustentáculo do clube, que representa a maior receita, foi incluído no Estatuto do Clube a pratica de outras modalidades esportivas. Em virtude do uso de nome DRAGONS, nos uniformes, cujo nome foi escolhido em função do clube profissional de beisebol existente no Japão, a Diretoria do Centro Esportivo Dragons (Brasil) e Chunichi Dragons (Japão) reuniu-se extraordinariamente em Nagoya, sede do Chunichi Dragons em setembro de 1996, onde foi solicitado e concedido o uso formal do nome DRAGONS, nos uniformes no Brasil.


Em dezembro de 1996 recebemos no Brasil a visita do SR. ISAO FUKUDA, ex-atleta profissional, gerente e auxiliar técnico da equipe de Chunichi Dragons, e na ocasião presenteou-nos com 50 uniformes usados.

Em 1998, após nova visita de um dos Diretores do Dragons (Brasil) em Nagoya, Chunichi Dragons, enviou para o Brasil, ex-jogador e ex-técnico da equipe profissional, o SR. TAKASHI IDE, que esteve no Brasil por 3 meses ministrando treinamento aos atletas de Dragons (Brasil).

DA CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO ESPORTIVO
Após estudos e concluído a forma do projeto, deu-se início em março de 1994, a grandiosa obra de construção do complexo esportivo do clube, cujo projeto global, era composto de:
• 3 Estádios de Campos de Beisebol – sendo 2 (dois) de tamanhos Oficiais
• Sede com cozinha, Salão de Jogos e Social e alojamento
• Área de treinamento em dias de chuva (indoor)
• Quadra Poliesportiva
• Piscina
• Campo de Futebol (Society)
• Sala de ginástica e de musculação

No dia 5 de agosto de 1995, após 1 ano e mio, a primeira fase do projeto foi concluída, consistindo em:
• Primeiro Estádio com capacidade para 700 pessoas na arquibancada
• Segundo Estádio com capacidade para 200 pessoas na arquibancada
• Sede com cozinha, sanitário e enfermaria
• Galpão de 450 m2 (15 x 30 mts) apropriado para treinamento em dias de chuvas

A inauguração contou presença de mais de 800 pessoas, entre autoridade Esportivas e Municipais, Políticos, Presidentes de clubes co-irmãs e Presidentes de Associações Japonesas de Itapcerica da Serra, São Lourenço, Embu e de Taboão da Serra e convidados.

A etapa seguinte foi a conclusão e termino de alojamento, salão social e a construção do terceiro campo, exclusivamente para categorias menores (Pré Infantil e Infantil) cujo termino ocorreu em 1997. Em 1999 a Diretoria do clube decidiu por manter também equipes de Softbol feminino e para tanto foi adquirido terreno adicional de 20.000 m2, ao lado, e em março de 2000 mais um campo foi concluído. Atualmente o Dragons possui 4 campos, sendo 2 de medidas oficiais, e 2 de tamanhos menores para atender as categorias menores e softbol e todos os campos possuem arquibancadas cobertas com sanitários ou sanitários próximos aos campos para oferecer melhor comodidades às torcidas.

Em 2000 iniciou também a construção de piscina na medida de 25 x 13 mts bem como campo de futebol soçaite e quadras poliesportiva que deverão estarem concluídas em 2001.

O Dragons possui poço semi-artesiano de 150 metros que proporciona aos associados e visitantes a tranqüilidade de consumir excelente qualidade de Água


DA ATIVIDADE DE BEISEBOL

Devido a estrutura do clube, o Dragons tem sido requisitados e solicitados pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol bem como pela Liga dos Universitários para realização de campeonatos e torneios universitários. Muitos atletas de Dragons têm, integrado a Seleção Brasileira em várias categorias o que tem sido motivo de orgulho para o Clube. Em 2000, Tiago Magalhães, jogador de Dragons foi contratado pelo, clube profissional dos USA, Cincinatti Red Desde mudança do nome do clube e inauguração dos campos o Dragons tem conseguido resultados expressivos como:


1996 – Campeão da Capital e 5º colocado no 49º Campeonato Brasileiro na
Categoria Junior (15 e 16 anos)


1997 – Campeão da Capital e Campeão do 50º Campeonato Brasileiro na
Categoria Junior


Campeão da Capital, Campeão Paulista e 3ªa colocada no
Campeonato Brasileiro na Categoria – Pré Junior (13 e 14 anos)


1998 – Campeão da Capital e Vice Campeão no Campeonato Brasileiro na
Categoria Juvenil (17 e 18 anos)


1999 – 4ª colocada no Campeonato Brasileiro – categoria Juvenil


2000 – 8ª colocada no Campeonato Brasileiro na categoria Infantil


5ª colocada no Campeonato Brasileiro na categoria Pré Infantil


Dragons tem recebido visitas de autoridades Internacionais importantes de beisebol como Sr. JOSE CALAZAN PEREZ, Diretor executivo da COPABE, que elogiou as instalações do Dragons e Sr. PEDRO JOSE CHAVEZ, olheiro em Venezuela de San Francisco Giants. Em 2001 a Diretoria do Dragons decidiu reservar área específica (Campo) para treinamento e realizações de jogos para a menor categoria de beisebol denominado Tee Ball (atletas com idade de 5 a 7 anos). Nos dias 5 e 6 de maio de 2001, em parceria, Dragons e Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra, foi realizado o 1º Torneio Cidade de Itapecerica da Serra de Softbol Intantil, fazendo parte da festividade de 124º Aniversário da Cidade, com participações de 14 equipes. A equipe de Nikkey Curitiba foi a grande campeã, Seguida de Coopercotia, Dragons e Gigantes.


A equipe de Softbol Infantil de Dragons, participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro Interclube de Softbol Infantil nos dias 15 e 16 de setembro na Cidade de Marilia e obteve resultado expressivo, ficando em 4o lugar no Brasileiro de 2001.


No ano 2000 através de patrocinio da empresa Waytec – Tecnologia em Comunicação Ltda, Dragons iniciou torneio denominado Waytec Winter Baseball, com participação de 8 equipes da Grande São Paulo, com grande repercução e aceitação no meio dos amantes de beisebol. Em 2000 o Campeão foi Nippon Blue Jays e em 2001 Gigante São BBC.

DA ATIVIDADE SOCIAL

O Dragons tem realizado todos os anos festas como:


Festa Junina – com participação de Comunidade de Itapeserica da Serra.


Baile de Halloween – com a participação de todos os beisebolistas.


Festa de Fim de Ano – com familiares de Dragons e convidados.


Como contribuição ao plano social o Dragons mantém em torno de 15 atletas, como militantes, com custos mantidos pelo clube, atletas que não teria condição financeira para praticar o beisebol sem a ajuda do clube. Em novembro de 1999 foi assinada “CARTA DE INTENÇÃO”, com a Prefeitura de Itapecerica da Serra, de um projeto inédito no Brasil, em termos de Beisebol, cuja forma de acordo seria um convênio, onde o Dragons cederia a estrutura do clube para a Secretaria de Esporte de Itapecerica da Serra, 2 (duas) vezes por semana, e a Prefeitura contrataria professores e técnicos para este propósito.

 

O objetivo principal é o desenvolvimento de prática de esportes, aos garotos do município, mediante administração de cursos de acordo com as regras oficiais de formação de atletas, fundamental também na formação do caráter e personalidade dos praticantes através do esporte, cujo projeto foi submetido e aprovado na Câmara dos Vereadores e sancionado pelo Prefeito de Itapecerica da Serra n dia 15 de junho de 2000 com a implementação do projeto a partir de 2002.

 

 

Newsletter:
Cadastre-se e receba novidades e promoções do Dragons !



Compartilhe:

 

© 2012:. Centro Recreativo e Esportivo Dragons - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Brasil Propaganda - Criação de Sites